Serviço Social: uma históriaº°°

Em 1930, mediante o processo de industrialização e urbanização no país, emergiu a profissão de Serviço Social relacionada a articulação da burguesia industrial, da igreja e do Estado, neste momento o objetivo era controlar as insatisfações da sociedade civil e impedir o crescimento do comunismo, disciplinando e tutelando os cidadãos através de uma conduta assistencialista para que se enquadrassem no sistema vigente.
O Serviço Social manteve este caráter de controle ate a década de 1970, quando as lutas por condições melhores de vida e trabalho, bem como, a luta contra a ditadura, influenciaram na profissão que passou então a negar seu histórico conservador e a afirmar um projeto profissional voltado para o acesso a direitos e a efetivação da democracia.
A profissão de Serviço Social é reconhecida pelo Ministério da Educação / MEC como graduação de nível superior, registrada pelo Conselho Regional de Serviço Social / CRESS e pelo Conselho Federal de Serviço Social. Seu ensino esta reconhecido desde 1953 e sua regulamentação desde 1957 pela Lei 3252/57. Hoje se respalda pela Lei 8662/1993, sancionada em 07 de junho pelo presidente Itamar Franco.
Esta ultima assegura atribuições e competências privativas, garantindo a disciplina e a defesa do exercício profissional do Assistente Social. Este profissional diplomado como Bacharel em Serviço Social e devidamente registrado no CRESS, dotado de relativa autonomia, deve se orientar pela Lei regulamentadora, código de ética profissional, Constituição Federal/88, Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela legislação social em vigor conforme a área de atuação do mesmo.
O Serviço Social é uma profissão de caráter sóciopolítico, critico e interventivo, fomentador de politização e criticidade, utilizando de instrumental científico, interdisciplinar e multidisciplinar das ciências sociais e humanas. Seu objeto de trabalho é a Questão Social, aqui compreendida como conseqüência do sistema capitalista, sendo uma manifestação da relação fundamental, contraditória e essencial de classes, capital/trabalho.
Seu objetivo é minimizar as refrações da Questão Social, isto é, intervir nas desigualdades oriundas do antagonismo de classes decorrentes do sistema capitalista que congrega a acumulação de riqueza sobre o trabalhador, assumindo as relações de produção.
A atuação em áreas diversas como educação, meio ambiente, saúde, assistência social, justiça, previdência, habitação, lazer, entre outros e em seguimentos como, questão de gênero, Idosos, criança e adolescente, orientação sexual e outros, tendo atribuições como planejar, coordenar, implementar, assessorar, intervir e executar programas, projetos e políticas sociais, o Assistente Social efetiva esta atuação nas relações humanas com efeito no processo de produção e reprodução da força de trabalho geradora de mais valia.
Segundo Iamamoto, 2004, há uma "objetividade social" e não material do Assistente Social que incide em campos como o conhecimento, a cultura e o comportamento, que tem implicação nas relações humanas e de trabalho, se fazendo “socialmente necessária” porque atua em questões ligadas a sobrevivência social e material dos setores majoritários que são minoria psicológica, a classe trabalhadora.
Não obstante, é nessa necessidade social que se afirma o Serviço Social, hoje, na contemporaneidade, ganhando cada vez mais “vez e voz” na sociedade, atuando em defesa dos direitos humanos, sociais e político, negando o autoritarismo, consolidando a cidadania, reafirmando a democracia como participação política e como participe da riqueza socialmente produzida, tendo percepção de que as desigualdades sociais precisam ser combatidas para o benefício de todos fomentando transformação social. Fazer Serviço Social é lembrar Guimarães Rosa quando diz que quase nada se sabe, mas se desconfia de muita coisa.


Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.5 Brazil License.

4 comentários:

  1. Parabéns Samille!!

    Excelente texto, esclarece sobre a profissão de Assistente Social de forma enriquecedora, mostrando o surgimento, objetivo, e atribuições.

    Vivian Anjos

    ResponderExcluir
  2. Nossa... q texto massa. Me ajudou muito. Muito util.

    ResponderExcluir
  3. Texto esclarecedor e de facil entendimento. Gostei!

    ResponderExcluir
  4. Adorei tudo que vc colocou muito legal, bjss sidineia

    ResponderExcluir

Este espaço é nosso, por isso leia, critique, deixe sua mensagem... movimente-se. E, seja bem vind@!

Postagens popularesº°°